Grupo Nelson QuintasGrupo Nelson Quintas

O Fundador

Nelson Quintas, nascido na Póvoa de Varzim a 16 de novembro de 1924, iniciou a sua atividade profissional muito jovem, em 1940 com apenas 16 anos, na pequena indústria de cordoaria do pai Francisco Quintas, fundador da “Quintas & Quintas”, empresa que veio a liderar durante 50 anos.
Nelson Quintas contribuiu para o desenvolvimento da empresa em novas áreas, como a indústria dos plásticos, do alumínio e do aço. Apostou em novos mercados para a consolidação e expansão da sua empresa familiar em Espanha, Angola, Moçambique, Argentina e Brasil.
Em 1972, a fábrica “Quintas & Quintas, recebe o prémio europeu “Mercúrio de Ouro” pela sua contribuição para o desenvolvimento da economia europeia, pois já era líder de mercado a nível nacional. A liderança de Nelson Quintas, na empresa Quintas & Quintas, foi sempre reconhecida como uma referência em termos de empreendedorismo e de inovação, a nível nacional e internacional, tendo recebido o troféu “Caravela Portuguesa” em 1980.
Presidiu a inúmeras empresas em diferentes áreas de atividade – cordoaria, cabos de aço, condutores elétricos, cabos telefónicos, Cabos para o setor automóvel, fibra ótica, metalomecânica, filmes plásticos para embalagem, e telecomunicações. Foi o precursor da distribuição do Gás Natural em Portugal, através da Portgás e Setgás, e da maior central do norte do país, de ciclo combinado a gás natural, para produção de Energia Elétrica (900Mw), na Tapada do Outeiro em Gondomar.
A 9 de maio de 1991, foi agraciado pelo Presidente da República Dr. Mário Soares, com o Grau de Comendador de Ordem de Mérito Industrial, tal com seu Pai Francisco Quintas havia sido em 1967.
Em 1995 sai do Grupo Quintas & Quintas, onde era Presidente do Conselho de Administração, e cria o seu próprio grupo empresarial – Grupo Nelson Quintas, direcionado para as atividades de produção de cabos elétricos, cabos telefónicos, cabos de fibra ótica, filmes biorientados, imobiliária, distribuição de gás natural em Portugal e telecomunicações no Brasil.
Nelson Quintas foi um dos grandes empresários portugueses do seculo XX, empreendedor, dinâmico, visionário, criador de valor e de riqueza para o País. Ao longo da sua vida, Nelson Quintas, desempenhou vários cargos de referência:

  • Presidente do Conselho de Administração da empresa Quintas & Quintas, S. A.;
  • Presidente do Conselho de Administração da Cabelte – Cabos Elétricos e Telefónicos S.A. e da Solidal – Condutores Elétricos, S.A.;
  • Fundador Fibope – Filmes Biorientados, Lda.;
  • Presidente do Conselho Fiscal do Banco Totta & Açores;
  • Administrador do Banco Totta & Açores;
  • Vice-Presidente do Conselho Geral da Sopete – Sociedade Poveira de Empreendimentos Turísticos, S.A.;
  • Presidente do Conselho Fiscal da Associação Portugal-África;
  • Vogal da Assembleia Geral da Associação Empresarial Portuense (AEP).;
  • Presidente da Assembleia Geral da Enagás;
  • Presidente da Assembleia Geral da “Associação Portuguesa das Empresas Familiares”;
  • Membro do Conselho de Delegados da Global e Global Vida – Companhia de Seguros, S.A.;
  • Membro do Conselho Científico Internacional.

Católico, generoso, filantropo, atento à sua responsabilidade Social, colaborou sempre com várias instituições de solidariedade social da Póvoa de Varzim, Associações de Bombeiros e Clubes Desportivos. Foi Fundador do Estela Golf Club em 1987. Em 2011, o Município da Póvoa de Varzim presta Homenagem Póstuma ao Comendador Nelson Quintas, pelo seu contributo para o desenvolvimento económico do concelho, atribuindo o seu nome à Rua Comendador Nelson Quintas.
Com o falecimento de Nelson Quintas a 6 de janeiro de 2001, o Grupo criado por si passa a ser controlado pelo seu filho Jorge Nelson Quintas e pelo seu genro Adalberto Neiva de Oliveira, em partes iguais. Em 2007 dá-se a cisão dos negócios familiares.
Jorge Nelson Quintas torna-se Presidente do Grupo Nelson Quintas, passando a deter 100 por cento do Grupo. Aliena as áreas de negócio ligadas à produção de Cabos, Gás Natural e Telecomunicações, e reforça os seus investimentos no Imobiliário, Seguros, Indústria, Hotelaria e Lazer.

AS ORIGENS: 

Francisco Alves Quintas começou a sua atividade profissional como operário numa pequena indústria de cordas, situada na Póvoa de Varzim. Para além do fabrico de cordas e do contacto com as potencialidades daquela pequena indústria, identificou oportunidades para o seu desenvolvimento, não só pelo aumento da procura que as cordas tinham para redes de pesca e atracação de barcos, mas, sobretudo, pelo meio piscatório em que se movia. Em 1925 monta a sua primeira oficina de cordoaria, com uma roda manual. Convence o pai a ser seu sócio, dando-lhe preponderância na sociedade, nascendo, assim, a “Fábrica Elétrica de Cordoaria de Quintas & Quintas”.
Um ano após a sociedade ter sido constituída, o pai morre, mas Francisco Quintas não abdica da pequena indústria que tinha criado e continua a desenvolvê-la. Nessa altura, a mãe divide a parte herdada do pai pelos seus dois filhos, Francisco e José.
Em 1927 é instada a primeira máquina e, em 1937, começa a conversão da sua indústria com equipamentos modernos. A fábrica foi crescendo, ocupando uma área considerável na Rua Gomes de Amorim, na Póvoa de Varzim.

Em 1940 inicia o fabrico de cabos de aço, passando para os cabos de alumínio, cabos e fios sintéticos. Nesta altura, Francisco Quintas compra a parte da sociedade ao irmão José e o seu filho, Nelson Quintas, torna-se o seu braço direito, com apenas 18 anos.
Francisco Quintas foi um industrial muito ativo, empreendedor e dinâmico, criador e distribuidor de riqueza e de prosperidade a todos os seus colaboradores e operários. Dedicou a sua longa vida exclusivamente ao trabalho. Empresário e generoso, estendeu o seu bem-fazer a todos os seus auxiliares e subordinados, dedicando tempo também a várias instituições da Póvoa de Varzim, sobretudo às de beneficência, caridade e filantropia.
A 15 de dezembro de 1967, por proposta do Ministério da Economia, Francisco Alves Quintas foi agraciado pelo Presidente da República Américo Tomás, com a Comenda da Ordem de Mérito Agrícola e Industrial, insígnias que lhe foram impostas na sessão solene da inauguração das instalações do Bairro Social “Quintas & Quintas”, construído para albergar grande parte dos operários das suas fábricas e suas famílias.
A 27 de janeiro de 1980, morre Francisco Alves Quintas, Presidente do Concelho de Administração da Quintas & Quintas, sendo Nelson Quintas quem passa a liderar o Grupo Quintas & Quintas.
Nelson Quintas geriu as empresas da família, durante 50 anos, até criar o seu próprio Grupo em 1995 – Grupo Nelson Quintas.

Siga-nos